De Milão para o mundo!
13-11-2023Ainda antes do início da mais recente edição da EICMA, o salão de motociclismo mais importante da Europa, a MACBOR já tinha anunciado que a presença no evento seria a plataforma de lançamento para a sua expansão internacional!
Para uma marca que adora desafios, não poderia haver um melhor ponto de partida: ser apresentada em Milão, no salão que, tal como acontece com a moda, marca as próximas tendências no setor.
Assim, a MACBOR demonstrou estar pronta para dar o passo seguinte e apresentou 4 novos modelos de média cilindrada à altura dos principais mercados…
Montana XR3: A Adventure intermediária da gama
Os modelos Adventure da Macbor são incontornáveis para a marca. A “irmã mais nova” do segmento - a Montana XR1 - foi a primeira a mostrar que uma 125 podia ser uma verdadeira Trail, com personalidade e sem complexos. A evolução seguinte materializou-se na Montana XR5 que, com o seu motor bicilíndrico de 498 cc e 47 CV de potência, tornou-se numa referência graças à sua polivalência. Esta nova versão da Montana XR3 veio completar a gama Trail da Macbor: uma “Adventure” equilibrada que se apresenta como a irmã mais velha da Montana XR1 e a proposta intermediária entre a mesma e a Montana XR5. O seu motor monocilíndrico 4T/4V/LC de 249 cc, com quase 25 cv de potência e a mais recente tecnologia - como conetividade USB e iluminação Full LED -, fazem da Montana XR1 uma Trail leve perfeita.
Rockster 410: Custom minimalista
O Custom sempre foi um dos estilos de eleição da MACBOR, já que a sua faceta livre e rebelde enquadra-se perfeitamente no espírito de uma marca jovem e aventureira. A Rockster 125, também recentemente renovada e apresentada nas suas duas versões - Standard e Flat -, é um dos modelos mais emblemáticos da MACBOR desde o início do percurso comercial da marca. No entanto, a evolução era essencial para captar a atenção dos amantes do segmento em toda a Europa.
Essa evolução materializou-se num novo modelo: a Rockster 410. Uma bela Bobber minimalista desenhada para todos os condutores com licença A2, que se destaca pelo motor bicilíndrico de 8 válvulas - que entrega uma potência de 45 cv - e está equipada de acordo com as necessidades dos motociclistas mais exigentes. Conta com um painel de instrumentos TFT multifunções, iluminação Full LED, e ainda um sistema de controlo de pressão dos pneus.
Eight Mile 125 LC: a Scrambler “retro”
Desde o início da MACBOR que a marca percebe que o segmento das 125 tem de ter modelos divertidos com personalidade, além de funcionais. A nova “Eight Mile” 125 LC apresentada na EICMA é o melhor exemplo disso: estamos perante uma Scrambler que se destaca pela sua estética retro dos anos 70 com várias referências ao estilo “Old School”.
Está, agora, equipada com um novo motor de 124,2 cc, com refrigeração líquida, capaz de debitar 12,64 cv de potência às 9.500 rpm e com um binário de 9,6 Nm às 7.500 rpm. Relativamente ao chassis, a Eight Mile 125 apresenta uma configuração que procura o equilíbrio e que apresenta um monoamortecedor traseiro com sistema de travagem combinada (CBS), oferecendo um desempenho dinâmico divertido sem limites!
Montana XRE: o protótipo futurista da Macbor
A motorização elétrica avança passo a passo mas mostra-se imparável, sendo uma realidade futura incontornável para os planos da MACBOR. Assim, a marca de Barcelona levou até Milão um protótipo – a Montana XRE – que, mesmo numa fase muito inicial, já mostra as principais características de uma Adventure 100% elétrica.
As quatro novidades Macbor chegarão progressivamente entre Novembro e a Primavera de 2024. Segue-nos nas redes sociais para saberes mais sobre estes novos modelos (exceto o XR-E, pois é um modelo em fase de protótipo, por agora).