8 coisas que deves saber antes de comprar uma Adventure da Macbor
24-10-2023São imponentes, atraentes, confortáveis e deixam-te desfrutar tanto do asfalto como das curvas off road. Mas há algumas coisas que deves saber antes de embarcares numa “adventure” com a Macbor.
Fazer a transição de uma moto mais asfáltica para uma moto off road implica um curto processo de adaptação, principalmente quando se trata de condução em circuitos sinuosos. Com prudência, bom senso e atendendo a alguns dos seguintes conselhos, é possível desfrutar da tua nova Adventure da Macbor em qualquer ambiente off road… e em pouco tempo! Claro, sempre tendo em conta o respeito pela natureza e sempre com equipamento adequado e de proteção, como capacete, botas, luvas e outro equipamento técnico.
-1: Aprender… outra vez!
Conduzir num circuito off road não é igual à condução em asfalto. A primeira coisa a fazer é ter em conta que a experiência em estrada é pouco útil e estar disposto a aprender novos hábitos e novas técnicas.
-2: Habitua-te ao travão traseiro!
No uso off road, e ao contrário do asfalto, o peso da travagem nem sempre é suportado pelo travão traseiro, e o travão dianteiro não tem, de todo, a mesma força. Isto significa que podem ocorrer deslizamentos e derrapagens durante a travagem que devem ser encarados como algo perfeitamente normal. Só temos de aprender a controlá-los.
-3: Cuidado com a velocidade!
Justamente pelo motivo anterior – para evitar derrapagens descontroladas em pista -, o acelerador é muito utilizado para controlar a potência e evitar travagens bruscas. É necessário aprender o uso combinado do acelerador e do pedal do travão.
-4: Conduz com o corpo!
Na estrada é fundamental que o Homem e a máquina sejam um só. Fora de estrada, é preciso compensar os movimentos contínuos e aleatórios da moto. É preciso saber usar o corpo como contrapeso, pois em off road a moto movimenta-se muito mais que em estrada.
-5: Antecipa-te!
Assim como fazemos uma leitura do asfalto, para saber se o pavimento está em boas condições, devemos “ler” a pista e antecipar as reações da moto. A condução num circuito off road deve ser fluída, aproveitando os caminhos naturais e evitando solavancos com o guiador.
-6: Conduz em pé!
Quando falamos em guiar uma Trail, conduzir de pé é tão válido quanto conduzir sentado. A condução em pé é considerada segura, sendo uma posição à qual até os profissionais recorrem já que proporciona mais controlo e estabilidade.
-7: Desvie o olhar!
Existe uma frase feita no mundo off road que faz total sentido: “Se olhares para a pedra, vais em direção à pedra”. Isto também acontece no asfalto: é preciso aprender a olhar em profundidade e para onde queremos guiar a moto. Um dos erros mais comuns e assustadores é o não olhar além do que está imediatamente à frente do guiador.
-8: A tua Macbor!
A tendência é subestimar o que uma Trail - mesmo uma de 125 cc - pode fazer na rota off road. Vais ficar surpreendido ao perceber o quão resistente, adaptável e versátil é a tua Macbor, e como pode ser rápida e divertida. Por isso… atrave-te!
Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas e incentivamos-te a fazer da tua Macbor a tua companheira off road para todas as tuas aventuras.
Descobre a Trail da Macbor perfeita para todas as tuas aventuras.
Contacta o teu Concessionário Oficial Macbor mais próximo para saberes todos os detalhes.